Digitalização dos negócios: o que é?

Por: Pedro Ferreira - Setembro 23, 2022

Digitalização dos negócios: o que é?

A digitalização dos negócios está a mostrar-se como um modelo essencial para o sucesso de muitas empresas nos últimos tempos. Isso devido ao facto de muitas adoptarem as tecnologias digitais para mudar o funcionamento dos seus negócios e fornecer novas oportunidades de geração de valor. Na verdade, a digitalização é mais sobre a implementação de novos processos ou modelos de negócios, incluindo todas as actividades e processos possibilitados pelas tecnologias digitais, desde a automação de actividades até o processamento de pedidos, entre outros benefícios que a tecnologia pode facultar.

De uma forma resumida, a digitalização nos negócios significa a adopção do uso de tecnologia nos processos operacionais de uma empresa, trazendo optimização e praticidade tanto para fortalecer o relacionamento com o cliente, quanto para atrair novos. O período de pico da pandemia da Covid-19 foi um momento que trouxe à tona a necessidade de digitalização nos negócios, de modo a que as operações não parassem e possibilitasse a sobrevivência de muitas empresas, mas qual é na verdade o papel da digitalização no crescimento dos negócios?

O papel da digitalização dos negócios no seu crescimento

Segundo os exemplos acima, a digitalização dos negócios ajuda a melhorar a eficiência das operações empresariais, possibilitando a automação. Há menos erros humanos e os custos operacionais são reduzidos, devido à diminuição da necessidade de recursos humanos. Para entender completamente a digitalização nos negócios, devemos entender o papel que a tecnologia desempenha em todo o processo.

As tecnologias digitais reconfiguraram todo o cenário de negócios, permitindo a transição do analógico tradicional para o digital. Os dados não são mais armazenados em nenhum dispositivo de armazenamento, mas na nuvem, garantindo uma vantagem competitiva entre seus concorrentes, uma vez que este método possui um enorme impacto na colaboração e no desempenho de equipa. Ao usar o armazenamento em nuvem, a perda de dados é evitada e os backups de dados são automatizados.

O comportamento do cliente em ambiente digitalizado

Outra mudança significativa causada pela digitalização é o comportamento do cliente. A forma de comprar e de apreciar o produto mudou com a incorporação da tecnologia digital. Ao adoptar totalmente a tecnologia digital, os clientes agora usam a internet e os aplicativos móveis para encontrar qualquer informação que desejem, quando quiserem. Isso significa que eles podem comparar as diferentes ofertas de produtos por outros produtos ou serviços e optar pelos melhores. Dessa forma, a tecnologia poderá permitir que as empresas continuem a melhorar e a transformar-se para oferecer melhores experiências e qualidade de serviço, alcançando assim novos patamares.

Custos de transação mais baixos

Uma outra mudança que a digitalização nos negócios oferece é o custo de transacção que se torna mais baixo como consequência da facilidade das operações. Com o advento da tecnologia tornou-se mais fácil executar tarefas que de outro modo seriam impossíveis ou demasiadamente custosas, o que permite que o preço também se reflicta nessa nova realidade. É mais fácil definir novas metas e testá-las num ambiente de baixo risco, o que dá às empresas mais informações sobre as direcções futuras e se elas serão viáveis ou não. As startups são o exemplo de empresas que confiam totalmente na tecnologia digital. Para terem sucesso, elas precisam testar e testar novamente, procurando investir sempre na agilidade, na escalabilidade e no baixo custo do processo.

Vantagens da digitalização dos negócios

A digitalização nos negócios trouxe muitas novidades no cenário empresarial, tais como uma maior eficiência de todas as operações, menos erros humanos, armazenamento de dados mais seguro na nuvem, custos operacionais reduzidos, assim como permite uma análise de dados mais confiável. Tudo isso afecta o seu negócio e a forma como os negócios são feitos. Devido à implementação de tecnologias digitais, os fluxos de trabalho estão a tornar-se simplificados e com pouca intervenção humana. Todas as operações são executadas com mais eficiência, graças a esses fluxos de trabalho simplificados que permitem às empresas reduzir os custos operacionais. Sem tecnologias digitais, seria quase impossível chegar-se ao nível de análise de dados que actualmente se oferece.

Maior presença digital

Esse é um dos benefícios mais visíveis da digitalização nos negócios. Quase todos os negócios dos mais pequenos aos maiores estão presentes por meio de redes sociais, lojas online e directórios de negócios, multiplicando dessa forma a sua visibilidade e oferecendo uma maior interacção com o cliente. Um outro dado interessante é que muitas empresas, actualmente, têm apenas presença digital, o que significa que quase não há presença offline. A implementação de tecnologias digitais não só aumentou a presença digital da empresa como também desencadeou a criação de novos canais de comunicação. Novos aplicativos móveis e plataformas de medias sociais são exemplos desses canais de comunicação recém-criados. Ao aproveitar o poder dos canais de comunicação digital, um empreendedor tem a chance de implementar uma estratégia multicanal, ampliando a chance de aumentar a receita de vendas e fidelizar os clientes.

Por exemplo, os nossos clientes podem tirar partido de várias vantagens e benefícios através do uso da aplicação móvel Cowork Lab disponível para IOS e Android.

Estímulo à inovação

A digitalização nos negócios tem um grande impacto nas inovações, uma vez que modifica continuamente o comportamento dos clientes, mas também coloca o empreendedor em contacto permanente com as acções dos seus concorrentes, estimulando-o a encontrar saídas inovadoras para se diferenciar e destacar-se no mercado. Somente a inovação contínua permite que o empreendedor esteja mais atento às novas tendências e às novas oportunidades.

Exemplo de digitalização de negócios bem sucedida

Existem muitos exemplos de implementações bem-sucedidas de tecnologias digitais ao nosso redor, alguns com mais visibilidade, outros nem tanto. Em Moçambique, um dos exemplos mais visíveis da digitalização das operações de negócios está no mercado da banca, assim como no da restauração, agora com facilidades de efectuar pedidos, de entregas e de pagamento.

Os aplicativos como o M-pesa, E-Mola e M-Kesh são algumas das carteiras móveis mais utilizadas para transacções comerciais e têm em muito facilitado o dia a dia dos moçambicanos. Os bancos online também não ficam atrás, com a maioria dos fornecedores desses serviços a ter aplicativos online que permitem efectuar qualquer operação sem precisar de sair do conforto do seu lar ou do local de trabalho. Os aplicativos de mobile banking tornaram-se confiáveis, seguros e rápidos. Eles tornam ainda mais fácil lidar com o seu dinheiro.

Actualmente, a digitalização parcial ou mesmo total dos negócios não é opcional, mas sim necessária. Se uma empresa ainda não está a evoluir e adoptar tecnologias digitais, corre o risco de ficar para trás, tendo em conta a miríade de concorrentes e a desvantagem em obter conhecimento e informação privilegiada que só o meio digital oferece, para não falar da monitoria do comportamento dos clientes. A transformação digital é nos dias actuais a palavra-chave para o crescimento e uma das respostas para as mudanças de mercado que afectam todas as empresas.

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Artigos relacionados

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram