Visibilidade empresarial: o que é e como promover

Por: Pedro Ferreira - Janeiro 11, 2022

Visibilidade empresarial: o que é e como promover

Para quem está há muito tempo no mundo dos negócios é comum ouvir alguém comentar sobre a visibilidade quando o assunto é presença de marca. Expressões como "tem que ser mais visível" ou "a sua empresa tem que estar mais presente" são alguns dos chavões que têm sido repetidos várias vezes, quando se pretende persuadir alguma marca ou empresa a ser mais ousada no mercado. Mas o que realmente significa a visibilidade empresarial? E como se pode fazer isso de uma maneira que funcione?

A visibilidade empresarial é um factor que permite a um negócio destacar-se dos outros, ao engrandecer a sua contribuição no mercado, a qualidade dos seus serviços e o impacto positivo que gera para a comunidade em geral. Um aspecto que se deve ter em conta é que cada negócio tem os seus concorrentes e, mesmo que a sua empresa esteja melhor do que as restantes no que diz respeito a volume de negócios, lucros e/ou maior oferta de produtos ou serviços, se não se posicionar de uma forma estratégica que lhe permita maior visibilidade, corre o risco de ver a sua imagem suplantada por outros negócios do ramo.

A grande verdade é que as empresas precisam de ser aprovadas num “concurso” de popularidade, antes mesmo de serem aprovadas ao nível técnico, uma vez que a capacidade ou a qualidade de serviço ou produtos nem sempre são indicativos de aceitação no mercado. As pessoas consideram a visibilidade empresarial como sinónimo de credibilidade. Se eles não têm referências ou não sabem os valores da sua marca (quem você é), não o escolherão, e é por isso que investir na visibilidade da sua empresa é um investimento para o seu sucesso. Mesmo o melhor produto pode ser potencialmente inútil para atrair clientes se não se tiver em conta o aspecto da visibilidade.

Visibilidade Empresarial, O Que é?

Visibilidade trata-se de usar o poder das palavras para alavancar as suas oportunidades. É sobre expressar-se de uma forma que projecte a sua imagem e o torne mais independente do seu ambiente externo. Para ser visível deve investir no sucesso e na felicidade do seu mercado-alvo tanto ou mais do que aquilo que investe no seu próprio sucesso e felicidade. Trata-se de saber como o seu público pode beneficiar dos seus serviços e produtos de uma forma com a qual os seus concorrentes não consigam competir. Ser visível é trazer a solução para a mesa, mesmo que inicialmente tal implique menores margens.

Como A Visibilidade Pode Ser Útil Para O Seu Negócio?

Informa: Uma forma prática para tornar a sua empresa mais visível é através do marketing que, dentre muitas possibilidades, é útil para a educação do cliente em relação aos seus serviços, produtos ou valores de marca. Para comprar um produto, o seu público precisa ter uma compreensão sólida do que ele faz e como funciona. O marketing é a maneira mais eficaz de comunicar sua proposta de valor aos clientes de uma forma divertida e interessante e é um aliado de peso para a sua visibilidade empresarial.

Uniformiza: Com o advento das redes sociais, o marketing tornou-se menos caro do que nunca. O que significa que as pequenas e médias empresas podem concorrer de igual forma com as grandes marcas e atingir um maior público . Os consumidores modernos valorizam a experiência em relação ao preço e o contacto mais personalizado com o produto ou serviço, por isso uma maior interação individual pode empurrar os clientes na sua direcção ao invés de na direção de marcas maiores.

Sustentabilidade: A visibilidade empresarial, essencialmente, visa manter a presença de uma empresa e não remediar a falta de engajamento. Nesse sentido, é importante porque permite que as empresas mantenham relacionamentos duradouros e sempre presentes com seu público. Não é uma solução pontual, é uma estratégia contínua que ajuda as empresas a florescer.

Envolvimento: o envolvimento do cliente é a receita secreta de qualquer negócio de sucesso. A visibilidade por meio do marketing resolve a questão de como manter uma conversa depois do primeiro contacto com o cliente. Os consumidores querem continuar a envolver-se com a marca fora da loja ou ponto de venda e formar um relacionamento com a sua marca, e o marketing pode ser usado para fazer exactamente isso.

Vendas: A visibilidade empresarial é importante porque o ajuda a vender os seus produtos ou serviços. O objectivo de qualquer empresa é ganhar dinheiro e a visibilidade empresarial é a fórmula essencial para atingir esse objectivo final. Mesmo que tenha um bom produto, se as pessoas não sabem sobre as suas ofertas não terá como gerar vendas. Só uma maior visibilidade resolve isso.

Crescimento: Aumentar a visibilidade por meio do marketing é uma estratégia importante para garantir o crescimento do seu negócio. Embora os seus clientes actuais devam sempre ser a sua principal prioridade, os esforços de marketing podem ajudá-lo a expandir essa base. Pequenos esforços, como a presença frequente em redes sociais, podem não apenas envolver os consumidores existentes, mas também espalhar a palavra para novos clientes em potencial.

Leia também: Concursos públicos em Moçambique: como concorrer?

Como Pode A Sua Empresa Tornar-Se Mais Visível?

Seja Activo Em Suas Redes Sociais

As redes sociais podem constituir uma valiosa ferramenta para construir a sua marca rapidamente, especialmente se for uma pequena empresa. Ao implantar a estratégia certa, é possível alcançar muitos usuários rapidamente a um custo reduzido. No entanto, é fundamental investir o tempo necessário para compreender, por um lado, quais as redes sociais a utilizar; e, por outro lado, como cada uma delas pode resultar para si.

Estabelecer Parcerias Com Empresas Que Visam Os Mesmos Tipos De Clientes

Ao construir relacionamentos com empresas, organizações e/ou meios de comunicação que têm o mesmo tipo de visão que a sua, será capaz de comunicar mais rapidamente sobre a sua marca e partilhar os seus esforços de marketing para optimizar os seus resultados. Por exemplo, se vende óculos de sol, convém entrar em contacto com uma rede de hotéis conhecida pelos seus destinos tropicais e propôr-lhes uma parceria que aumenta a visibilidade de ambos os negócios. Pode também, por exemplo, tentar entrar em contacto com organizações de saúde pública e oferecer-lhes conteúdo sobre a importância dos óculos de sol contra a radiação ultravioleta.

Valorizar Os Seus Consumidores Mais Leais

Os consumidores não estão apenas à procura de comprar, eles querem sentir-se parte de algo único. Ao comprar regularmente os produtos da sua marca, os seus clientes mais frequentes expressam apego e apoio. É necessário por sua vez fornecer a eles o melhor nível de serviço possível para apoiá-los em suas decisões. Ao criar uma sensação de exclusividade, esses clientes sentem-se honrados por estarem ligados à sua marca. Com este exemplo, pode criar a sua própria rede com soluções ainda mais personalizadas, deixando os clientes mais satisfeitos e sempre ansiosos. Quanto mais feliz um cliente for, maior é a probabilidade de ele falar positivamente sobre a sua marca.

Seja Coerente

A consistência faz parte da construção da sua marca e ajuda o seu público a conhecê-lo melhor. Se mudar constantemente o tom ou o tipo de conteúdo que publica, as pessoas não conseguirão entrar em contacto consigo nem sentirão que podem confiar em si. Além disso, mantenha o seu conteúdo útil. Invista em promoção porém potencialize parte do seu tempo na construção de relacionamentos com o seu público e a educá-los sobre os seus produtos ou serviços.

Como pano conclusivo para a visibilidade empresarial do seu negócio incluímos a responsabilidade social, pois muitos consumidores estão à busca de marcas e experiências voltadas para as causas sociais. Por isso, desenvolver essa área é investir no futuro da empresa, além do valor agregado que aumenta ao nível da imagem e da responsabilidade para com a comunidade.

Leia também: Como registar uma marca em Moçambique: um passo a passo descomplicado…

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram