O que é trabalho flexível?

Por: Pedro Ferreira - Janeiro 11, 2022

O que é trabalho flexível?

Trabalhar de qualquer lugar, poder organizar a jornada de trabalho com liberdade, estar sempre disponível, mas ter maior controlo sobre o seu tempo – são algumas das possibilidades que ocorrem quando se pensa o que é trabalho flexível. Um conceito de trabalho em rápida evolução, que exige que empregadores e empregados repensem e reestruturem o seu dia-a-dia de trabalho, promovendo uma mudança cultural na forma como se percebe e se materializa o trabalho.

O trabalho flexível corresponde a um tipo de acordo de trabalho que dá um grau de flexibilidade sobre por quanto tempo, onde, quando e em que horários os funcionários trabalham. Um acordo de trabalho flexível é um acordo entre um empregador e um funcionário para alterar o modo de trabalho padrão de modo a acomodar melhor os compromissos fora do trabalho de um funcionário.

Um pré-requisito indispensável para garantir o trabalho flexível é questionar os modelos de tempo de trabalho rígidos e tradicionais. Em vez de manter os funcionários no seu local de trabalho por oito horas, o trabalho flexível significa responder às necessidades pessoais dos funcionários, bem como reagir à carga de trabalho correspondente.

Por outro lado, uma certa liberdade na escolha do local de trabalho é um componente importante para o trabalho flexível. Em tempos de digitalização massiva, a presença permanente na empresa não é necessária em todos os casos.

Ao contrário do que se pode pensar, o trabalho flexível não é apenas para funcionários de escritório. Existem vários exemplos de funções programadas com acesso a flexibilidade. Alguns exemplos incluem a oferta aos funcionários de alguma capacidade em projectar as suas próprias escalas de serviço com acesso remoto por meio de aplicações de escala de serviço e troca de turno; horários de início e término flexíveis; combinar e partilhar funções, por exemplo: alguns dias numa função operacional e outros dias numa função que permite o trabalho remoto.

Muito recentemente, a pandemia da COVID-19 veio alterar a forma como trabalhamos e mostrou que os modelos tradicionais de trabalhao, que valorizam muito o “presencialismo”, agora estão firmemente no passado. Durante este período, muitas empresas adoptaram práticas de trabalho flexíveis, como o trabalho remoto, em um ritmo sem precedentes. Isso não apenas protege a força de trabalho e garante a continuidade dos negócios, mas também apoia as medidas oficiais mais amplas para conter o surto. O trabalho em casa ou remoto pode significar que as pessoas evitam viagens longas e têm menos distrações do que num ambiente de escritório.

Leia também: Produtividade em trabalho remoto: o (alto) desempenho veste casual

Saber o que é trabalho flexível passa por conhecer os seus benefícios

O trabalho flexível pode levar a benefícios comerciais directos e indirectos. Os benefícios directos para os negócios incluem economia de espaço de escritório, por exemplo, recorrer às tecnologias de informação e comunicação para permitir trabalho remoto ou o acesso remoto ao escritório. O trabalho flexível também permite uma melhor correspondência entre os recursos do negócio e a procura,como por exemplo atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os benefícios indirectos para os negócios são obtidos por meio da satisfação e do bem-estar dos funcionários no trabalho. Alguns estudos indicam que os trabalhadores flexíveis têm um nível mais alto de satisfação e comprometimento no trabalho, e são mais propensos a aumentar o esforço em comparação com aqueles que não trabalham de forma flexível.

Princípios a ter em conta na gestão do trabalho flexível

Embora os modelos de trabalho flexível aumentem, de certa forma, a produtividade e a motivação dos funcionários, permitindo ao mesmo tempo um melhor equilíbrio na vida e uma melhor adaptação do trabalho às necessidades individuais e ao estilo de vida pessoal, ainda existe uma grande desconfiança em relação às soluções de home office ou de trablho remoto. Portanto, torna-se necessário determinar, caso a caso, e de forma antecipada, os princípios básicos para garantir sucesso na jornada de trabalho flexível.

O que é trabalho flexível: princípios para os empregadores

Fazer Acordos Claros.

Os modelos de trabalho flexíveis exigem acordos claros. Somente se as condições gerais forem transparentes e as expectativas forem claramente formuladas, poderá surgir uma nova cultura de trabalho de confiança.

Medir O Desempenho Dos Funcionários.

O desempenho dos funcionários deve ser definido e medido objectivamente. Os critérios para isso devem ser claramente definidos de antemão e, de preferência, registados por escrito.

Não Negligenciar A Liderança.

Mesmo os funcionários sem presença permanente precisam de liderança. Isso significa que a crítica regular, mas também o reconhecimento e a apreciação devem ser expressos. Em hipótese alguma deve ser feito exclusivamente por e-mail, mas sim em conversas pessoais e ligações telefónicas.

Zelar Pelas Condições de Trabalho.

Os empregadores têm o dever de zelar pelos seus empregados. Isso também se aplica, principalmente, às condições disponibilizadas nos locais de trabalho flexíveis. Isso inclui o equipamento adequado do escritório em casa, bem como o cumprimento claro de certos horários de silêncio, durante os quais nenhuma chamada telefónica ou e-mail deve ser feito.

Fortalecer O Senso De Comunidade.

Promover o intercâmbio directo, valorizar-se e assim fortalecer a cooperação e o senso de comunidade são também deveres importantes do empregador, que não devem ser negligenciados. Eventos conjuntos de equipes são, portanto, essenciais.

Actualizar Sempre A Cultura Corporativa.

Novas estruturas de trabalho só podem ter sucesso se forem compatíveis com a cultura, filosofia e objectivos corporativos, deste modo é importante actualizar e transmitir a cultura da empresa aos funcionários para permitir que o trabalho ocorra dentro de um conjunto de valores, missões e metas por atingir.

O que é trabalho flexível: princípios para os funcionários

Verificar A Adequação ao modelo de trabalho flexível.

Se deseja praticar o trabalho flexível, deve primeiro rever de forma crítica a sua própria adequação para modelos de trabalho flexíveis. Muitas pessoas sentem-se inseguras sem uma determinada estrutura.

Tomar Responsabilidade.

O funcionário assume um pensamento mais empreendedor e deve estar ciente da sua responsabilidade para com o empregador.

Estabelecer Objectivos Claros.

Os modelos de trabalho flexíveis não são uma linha secundária, eles exigem mais assertividade e presença para se desenvolverem mais.

Comunicar-se corretamente.

As suas próprias tarefas, processos e prazos devem ser claramente comunicados ao empregador.

Definir O Ritmo De Trabalho.

Encontrar o seu ritmo: O ritmo de trabalho deve ser adaptado à sua produtividade e necessidades pessoais, sem descurar os processos da equipa.

Os horários de trabalho flexíveis e modelos de local de trabalho exigem um alto grau de auto-organização. Aqueles que trabalham em modelos de trabalho flexíveis também devem criar um ambiente produtivo em sua própria casa. Para praticar o trabalho flexível com sucesso, os funcionários precisam lidar com seus próprios pontos fortes e fracos, oferecendo uma vantagem competitiva para aqueles que são altamente estruturados e disciplinados e que como tal poderão ter um desempenho melhor neste modelo. Os funcionários que não possuem esses talentos devem tentar compensar esses pontos fracos com forças complementares.

Os modelos rígidos de horário de trabalho estão a tornar-se cada vez menos atraentes para muitos funcionários talentosos. Um número crescente dos candidatos a empregos já consideram o trabalho flexível e os horários de trabalho como um critério importante ou mesmo o mais importante para um empregador e as empresas que melhor entenderem esta tendência poderão assim assegurar a contratação do melhor talento.

Leia também: Ferramentas para trabalho remoto...

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram