As melhores profissões para trabalhar remotamente

Por: Pedro Ferreira - Novembro 2, 2022

As melhores profissões para trabalhar remotamente

O trabalho remoto está em alta. O modelo que, antes, era visto como adaptável a poucos casos é, hoje em dia, uma prática comum, em vários países, e com tendência de crescimento e alcance mundial. Os recentes acontecimentos serviram como catalizadores para o home office mas, bem antes disso, já existia uma tendência crescente de trabalho à distância, de que são exemplo os famosos nómadas digitais, profissionais que prestam serviços digitalmente e a partir de qualquer lugar do mundo. A evolução tecnológica foi essencial para a facilitação desta transição. O acesso ilimitado à internet, a massificação das teleconferências, através de aplicativos como o Skype, Zoom ou o Google Meet, o armazenamento de dados em nuvem, entre outros, permitiu uma possibilidade de prestação de serviços a partir de pontos distantes dos escritórios tradicionais, sem comprometer a qualidade e o valor do produto. Actualmente, as empresas estão mais receptias a terceirizar os serviços de profissionais que trabalham á distância, independentemente de onde residam ou trabalhem. Além disso, a revolução digital oferece oportunidades interessantes de desenvolvimento da carreira, mesmo ao nível internacional, por isso importa saber quais são as melhores profissões para trabalhar remotamente.

Entretanto, à medida que o trabalho remoto se vai consolidando pelo mundo, são muitos os que apontam o facto de que nem todos os sectores ou profissões têm a mesma liberdade e possibilidades de trabalhar a partir de casa ou outros pontos que não sejam o local de trabalho tradicional. Os trabalhos em hotelaria são frequentemente apontados como exemplos de funções que exigem presença física. Outras ocupações como transporte, serviços de alimentação, construção ou manutenção de propriedades e agricultura oferecem poucas ou nenhumas oportunidades de trabalho remoto. No entanto, aqui ficam algumas indicações daquelas que podem ser as melhores profissões para serem executadas remotamente.

7 das melhores profissões para trabalhar remotamente

Designer Gráfico

Esta é uma das melhores profissões para trabalhar remotamente e tem uma grande procura. Cada vez mais as empresas estão empenhadas em trabalhar a sua imagem de forma eficiente. Em particular, as empresas emergentes ou empresas destacadas com presença activa nas redes sociais, que por questões de infraestrutura e orçamento, devem recorrer à terceirização deste tipo de serviço. Conhecer e dominar as diferentes técnicas de edição gráfica, para aplicar em imagens e ilustrações para diferentes suportes, oferece oportunidades interessantes para se desenvolver profissionalmente a partir de casa ou de outro lugar. O profissional apenas precisa de dominar as ferramentas certas e de respeitar a disciplina necessária para quem quer trabalhar remotamente.

Gestor de Redes Sociais

A necessidade de posicionar as marcas, divulgar produtos e serviços e fidelizar ou captar clientes, tem levado as empresas a desenvolverem estratégias de presença em redes sociais e marketing digital cada vez mais sofisticadas. O papel do gestor de redes sociais cresceu muito nos últimos anos e a sua gestão transcende as publicações e trocas nas redes sociais, e assume um papel mais proactivo e até comercial. A presença cada vez maior dos consumidores no espaço digital torna estes profissionais em pessoas importantes no desenvolvimento do reconhecimento de uma marca, e o mais importante ainda é que todo o trabalho é baseado totalmente na internet e não requer nenhuma presença física.

Copywriter

Um copywriter é alguém que escreve para a internet. Eles criam conteúdos informativos para empresas, projectado para orientar os consumidores ou potenciais clientes na satisfação das suas necessidades, permitindo, ao mesmo tempo, estar em contacto permanente com eles e informar adequadamente o público acerca das acções, objectivos e proposta de valor das empresas. Esses processos de comunicação envolvem o desenvolvimento de conteúdo em diversos formatos, entre eles a redacção de textos corporativos, como reportagens, comunicados de imprensa, conteúdo para redes sociais ou artigos para blogs. Os copywriters podem transitar facilmente de uma marca ou produto para o outro e podem trabalhar de qualquer lugar, sendo no entanto bastante necessário o conhecimento da realidade local e dos produtos ou serviços sobre os quais escrevem.

Atendimento ao cliente

Muitas empresas de venda de produtos ou prestação de serviços para um grande público, como as operadoras de telefonia móvel, provedores de internet ou televisão, cadeias de supermercados, farmácias, entre outros, contratam trabalhadores para gerir as necessidades de atendimento ao cliente. Muitos desses trabalhos podem ser feitos a partir de casa, via telefone ou internet. Se uma pessoa tiver boas habilidades de comunicação, tanto orais como escritas, pode ser perfeita para um trabalho de call center virtual, respondendo a consultas de clientes por telefone ou por email, sem necessidade de presença num escritório tradicional, além de que este tipo de trabalho é normalmente rápido, exigindo apenas o conhecimento de habilidades de comunicação e aptidão para o atendimento ao público.

Designer multimedia

Os designers de multimedia são responsáveis por projectar e criar produtos de computação que combinam texto com sons, imagens, gráficos, videoclipes, realidade virtual, animação digital e outras formas de media. O crescimento que o desenvolvimento multimedia está a observar por meio de redes sociais, fóruns e blogs, entre outros canais, exige especialistas capacitados em novas tecnologias de design. O ideal é ter a capacidade de analisar e gerir as principais tecnologias de design para desenvolvimento de motion graphics, incluindo animação em flash, entre outros. Uma das vantagens deste tipo de trabalho é poder ser feito de qualquer lugar do mundo, seja como trabalhador remoto em tempo integral ou como freelancer, e há muitas oportunidades e procura para este cargo.

Marketing digital

A virtualidade e a digitalização são a nova tendência em todas as áreas de actividade humana, sobretudo nos negócios. A geração de novas oportunidades comerciais passa por uma gestão eficiente da presença de uma empresa na web e também por ter a capacidade de posicionar uma marca nos motores de busca. Nesse sentido, é importante contar com profissionais capazes de posicionar websites, utilizando e implementando estratégias de marketing que incluam as ferramentas disponibilizadas pelo Google Adwords e Google Adsense. Esta actividade para além de estar em grande demanda, é totalmente baseada no digital e figura por isso entre as melhores profissões para trabalhar remotamente.

Programadores

A demanda por programas e aplicativos tecnológicos para responder às vastas necessidades humanas é crescente. Seja no campo da saúde, do entretenimento, dos negócios ou do desenvolvimento social, a procura por profissionais especializados na criação destas soluções não pára. Empresas e organizações de diversos sectores necessitam urgentemente deste tipo de recursos, e a prestação de serviços na modalidade de home office já é aceite e assumida neste meio. Muitos programadores talentosos aprendem sozinhos com ferramentas on-line e como o trabalho é realizado no computador, muitos programadores podem trabalhar remotamente.

Como visto, as oportunidades de trabalho remoto são várias, e são várias as profissões que podem ser executadas a partir de casa, do café, de uma ilha afastada ou de qualquer outro espaço que não signifique um escritório tradicional, no entanto, sendo que as profissões indicadas acima contemplam as que são mais procuradas e que já estão estabelecidas dentro do contexto do mercado moçambicano. Outro ponto importante a reter é a necessidade de que os trabalhadores remotos bloqueiem qualquer tipo de distrações e de criarem a sua própria disciplina de trabalho, de modo a que possam manter uma postura profissional e entregar serviços ou produtos de qualidade.

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Artigos relacionados

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram