As Soft Skills mais valorizadas

Por: Michela Simão - Dezembro 6, 2022

As Soft Skills mais valorizadas

O período que actualmente atravessamos é um exemplo claro de transformações profundas no mercado de trabalho. O desenvolvimento tecnológico e outros factores externos, tal como vimos com a pandemia da Covid-19, são elementos mais que evidentes para demonstrar essa disrupção. Devido a essas transformações, novos desafios acresceram-se aos colaboradores e, sobretudo, às equipas de trabalho. Esses desafios são relacionados com a valorização de competências individuais que agreguem valor para a empresa ou para a profissão do indivíduo: as chamados soft skills. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os colaboradores que demonstrem ter uma boa combinação de competências técnicas e das soft skills mais valorizadas geralmente têm uma demanda maior pelos seus serviços.

Mas o que são exactamente as soft skills?

Soft skills referem-se aos traços de personalidade ou habilidades necessárias para se ter sucesso no local de trabalho. Elas são uma espécie de valor acrescentado que cada indivíduo detém e que podem imprimir algum dinamismo e maior confiança no sector laboral. Essas habilidades não implicam necessariamente os conhecimentos técnicos, mas tão só as capacidades comportamentais de cada um. Por exemplo, ter um bom relacionamento interpessoal e saber como gerir o tempo são disso exemplos e figuram entre as soft skills mais valorizadas. Estas habilidades embora pareçam naturais e inerentes a cada um, podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas com o tempo.

Por que são tão importantes no mercado de trabalho?

Os funcionários com habilidades interpessoais essenciais geralmente destacam-se dos outros e podem acrescentar dinamismo na gestão do dia-a-dia da empresa ou podem ser mais competentes a executar tarefas. Possuir fortes habilidades de comunicação, por exemplo, PODE indicar que o trabalhador tem melhores possibilidades de construir relacionamentos saudáveis com os clientes ou com outros colaboradores. Sem mencionar que indivíduos com habilidades de liderança são mais capazes de encontrar soluções para os desafios que a empresa apresente. Deste modo, treinar essas habilidades ou competências torna os trabalhadores mais hábeis e eficazes na obtenção de melhores resultados.

Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho?

Quando se trata de procurar um emprego ou preencher uma posição numa empresa, nenhuma das habilidades interpessoais deve ser subestimada. No entanto, as circunstâncias reais inerentes a um posto específico de trabalho podem exigir algumas habilidades mais do que outras. Mesmo assim, existem soft skills mais valorizadas que outras e que, portanto, qualquer colaborador deve procurar desenvolver, sobretudo neste mercado em rápida e constante transformação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Com um mundo em constante mudança, a flexibilidade e a adaptabilidade ao meio tornaram-se nas habilidades interpessoais mais exigidas no mercado de trabalho. Mesmo numa empresa ou projecto, nem sempre as coisas correm como planeado, pelo que é de extrema importância que os colaboradores saibam como reagir no momento certo e como se adaptar a novas ideias e soluções. Os colaboradores mais bem-sucedidos são aqueles que sabem agir em situações imprevistas e diante de desafios, para além de ter uma visão mais alargada e aberta quando se trata de abordagens e pensamento.

Responsabilidade

A responsabilidade é uma habilidade interpessoal muito importante e muito exigida, sobretudo quando se trata de uma situação de trabalho em equipa, uma vez que a responsabilidade é a chave para permitir que os membros da equipa confiem uns nos outros. Qualidades como disciplina, confiabilidade, motivação e esmero ou concentração na execução de tarefas demonstram a responsabilidade de um indivíduo. Assumir a responsabilidade significa que o colaborador está disposto a dar tudo de si pelos objectivos gerais da empresa e também a tomar iniciativas para se aprimorar, assumir possíveis erros e lutar pelo sucesso comum.

Habilidades de comunicação

Uma boa habilidade de comunicação sempre é um dado adquirido. Isto significa que é preciso estabelecer um esforço para que a comunicação esteja sempre adaptada ao conteúdo, ao interlocutor e a outras circunstâncias, de modo a não criar interferências ou mal-entendidos. É necessário cuidar para que a comunicação seja estabelecida de forma clara e construtiva, especialmente dentro de uma equipa onde saber como articular efectivamente os pensamentos é crucial. É importante lembrar que parte da boa comunicação é a capacidade de ouvir atentamente os interlocutores.

Mentalidade de crescimento

Mais do que nunca é necessário adaptar-se às mudanças no mercado de trabalho como um todo e na própria empresa, razão pela qual o mindset de crescimento se destaca entre as soft skills desejadas. O que isso realmente significa? A mentalidade de crescimento é um conceito sobre motivar os indivíduos a melhorar e alcançar marcos, aprendendo constantemente novas habilidades e adaptando-se às circunstâncias em mudança. Em equipa, o mindset de crescimento leva a soluções mais rápidas e inovadoras e cria um ambiente estimulante para o crescimento geral de todos os envolvidos no processo.

Observação crítica

A observação crítica significa a capacidade de analisar e interpretar adequadamente os factos ou as situações. Num contexto de ambiente de trabalho, um funcionário com a habilidade de observação crítica ajuda a trazer novas perspectivas, uma vez que oferece novas soluções e ideias e ajuda a melhorar os processos internos. Só quem tem observação crítica nota a existência de padrões estabelecidos que podem ser ajustados e melhorados quando necessário. Por exemplo, os pontos onde desvios ou erros ocorrem com mais frequência, os horários apropriados do dia ou da semana para tarefas individuais, os aspectos mais fortes de competência de membros individuais da equipa, entre outros.

Leia também: Burnout: o que é e como prevenir?

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais importante no mercado de trabalho. Ela representa a capacidade de perceber, processar e reagir adequadamente às emoções dos outros. Uma inteligência emocional bem desenvolvida é particularmente crucial em situações de conflito, pois a abordagem correcta pode contribuir para uma relação de trabalho melhor, mais saudável e mais cooperativa entre os funcionários. Também o ajuda a pensar de forma calma e sóbria e a encontrar soluções construtivas para os desafios futuros. Em situações estressantes, a inteligência emocional é uma das chaves que pode ajudar toda a equipa a trabalhar com mais tranquilidade e sucesso, além de gerar mais confiança entre os membros da equipa e dentro da empresa a longo prazo.

Automotivação

Uma equipa de trabalho funciona melhor e com mais sucesso quando o indivíduo é auto-motivado e não requer supervisão, pois ele realiza todas as tarefas por sua própria iniciativa e dentro do prazo estabelecido. A automotivação também está bastante relacionada à confiança e ao comprometimento com a equipa, portanto, essa é certamente uma das soft skills que vale a pena desenvolver e cultivar. Entretanto, não basta que o profissional trabalhe por si mesmo, mas o ambiente de trabalho também deve oferecer um espaço adequado para o crescimento e o desenvolvimento do seu potencial como um todo.

CONCLUSÃO

Como visto, as soft skills são as habilidades interpessoais que permitem ao indivíduo ter um valor acrescentado dentro do mercado de trabalho. Entretanto, elas devem ser acompanhadas pelo saber fazer e pelas competências técnicas de modo a tornar o colaborador mais valorizado e respeitado dentro do local de trabalho. A melhor maneira de desenvolver soft skills é provavelmente uma combinação das formas antigas e novas. A experiência de trabalho sempre será o melhor professor, mas complementá-la com o desenvolvimento pessoal por conta própria com os recursos e ferramentas que melhor se adaptam aos seus estilos de aprendizagem pode ajudar o indivíduo a crescer mais rapidamente.

Leia também: As melhores profissões para trabalhar remotamente

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Artigos relacionados

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram