O que é um business center: em que consiste e as suas vantagens

Por: Pedro Ferreira - Outubro 18, 2021

O que é um business center: em que consiste e as suas vantagens

Se é um empreendedor e está preparar-se para montar o seu negócio ou catapultá-lo para um outro patamar, pode ter dúvidas quanto ao tipo ou ao modelo de escritório em que vale a pena trabalhar, uma vez que actualmente as opções à disposição são inúmeras. Seja ainda antes do lançamento do seu projecto, após a sua criação ou mesmo quando a marca já está firmada no mercado, a opção de estabelecer o seu escritório num Business Center pode apresentar-se como uma excelente solução. Mas o que é um Business Center e quais são as vantagens que este tipo de infraestrutura pode oferecer para o seu negócio?

O que é um business center?

Um Business Center ou Centro de Negócios é um local físico que fornece soluções de escritório temporárias para todos os tipos de empresários e organizações. Estes espaços oferecem soluções de escritório privado ou partilhado, com serviços de recepção, estafeta, limpeza, segurança, internet e cópias usualmente também disponíveis. Salas de reunião partilhadas com um certo número de horas incluídas no seu pacote de escritório e disponíveis para agendamento estão também incluídas. Se não necessitar de um espaço físico para trabalhar mas quiser estabelecer a sede da sua empresa num local profissional e usufruir de alguns destes serviços corporativos, muitos Business Centers oferecem ainda a solução de sediação virtual. Os contratos de utilização dos serviços variam entre uma hora e vários anos.

Caso vá ter uma reunião de negócios importante, mas não tenha um espaço próprio para realizar o encontro, agendar uma sala de reuniões num Business Center pode ser a sua solução. A vantagem: os hóspedes são recebidos de forma profissional pelos funcionários do Business Center, o ambiente é mais individual e orientado para os negócios do que, por exemplo, num hotel e paga apenas as horas utilizadas, podendo inclusivamente em alguns dos casos efectuar a reserva online ( cowork-lab )

Quais são as grandes vantagens de estabelecer a sua empresa num centro de negócios?

Saber o que é um business center passa por conseguir identificar as mais valias que pode representar para um negócio, e uma das princípais vantagems é sem dúvida a flexibilidade. Instalar-se num Centro de Negócios significa, acima de tudo, reduzir despesas face a um arrendamento tradicional. Obviamente, quanto mais conveniente for a localização de um Centro de Negócios, melhor será para o cliente. Idealmente, a localização de um Centro de Negócios reúne várias qualidades num só: um endereço conhecido, espaço central para conexões e um ambiente ideal desenvolver os seus negócios.

Para empresas mais jovens ou empreendedores iniciantes, e uma vez que os longos termos de contrato podem representar um compromisso que a estrutura pode vir a não suportar, os Centros de Negócios são indicados por oferecer termos flexíveis e diferentes tamanhos de salas, inclusivamente com modelos mais acessíveis, como por exemplo, os planos de coworking ou a sediação virtual, que têm preços mais reduzidos do que os de um escritório privado mas que lhe permitem usufruir igualmente de serviços corporativos como o aluguer da sala de reuniões ou os serviços de recepção e de estafeta. Em contraste com o aluguer de um escritório por meio próprio, num Business Center não terá de se preocupar com as taxas de luz, água, segurança e ou outros serviços; Estas não são, no entanto, as únicas vantagens.

Leia também: Remote Networking: o que é e como fazer?...

Ganho em flexibilidade

Ao contrário de um arrendamento tradicional, que pode comprometer a empresa com um contrato de arrendamento por um período longo, num Business Center escolhe o prazo de aluguer mais adequado ao seu negócio. Assim, adapta as suas instalações ao seu empreendimento, ao longo do tempo, mas também com a possibilidade de aumentar a área alugada ou reduzi-la consoante o volume do seu negócio e o tamanho da sua empresa. Isto significa que tem a garantia de adaptar as suas instalações à sua actividade com relativa facilidade.

Um escritório totalmente equipado

Assim que entrar num espaço deste género perceberá facilmente o que é um business center. Encontrará um escritório equipado à sua disposição, sem perda de tempo com os fornecedores de serviços de internet, telefonia, manutenção, mobiliário, segurança ou outros e poupando-o de fazer investimentos que, de outra forma, seriam essenciais.

Salas à sua disposição

Necessita de uma sala de reuniões, um escritório independente, uma sala de cortesia ou uma sala para receber os seus visitantes? Um Business Center irá oferecer-lhe o espaço adequado às suas necessidades sem que pague por este espaço de forma permanente e constante.

Uma equipa ao seu serviço

Beneficie de uma equipa totalmente dedicada à sua empresa: Os espaços por norma incluem também serviços como limpeza, segurança, recepção e manutenção, o que permitir-lhe-à livrar-se dessas pequenas preocupações diárias, economizando tempo que poderá ser muito precioso para que se dedique e foque apenas no seu negócio.

Um lugar de networking

Os Centros de Negócios dedicam especial atenção às relações humanas. Promovem a criação de ligações entre clientes, organizando pequenos-almoços e lanches para os quais são regularmente convidados oradores externos e tendo espaços desenhados para que estas interacções surjam de forma espontânea e naturall. Novos contactos nascem muitas vezes em momentos de convívio e podem resultar em novas colaborações.

Leia também: Remote Networking: o que é e como fazer?

Um endereço bem localizado

Os Business Centers estão idealmente localizados no centro da cidade ou em locais de prestígio. Eles geralmente dão acesso a um endereço privilegiado que será um excelente cartão de visita para a sua empresa. Receber um cliente, um fornecedor, um futuro parceiro ou mesmo domiciliar aí a sua empresa, promove a imagem do seu negócio.

Controle de custos

Livrar-se de custos altos de renda, seguros, imposto predial autárquico, água, electricidade, ar condicionado, manutenção técnica das instalações, limpeza, entre outros, é uma vantagem económica inegável. De um ponto de vista global, um Business Center ajuda no controle das despesas gerais e dos custos de pessoal, tornando os custos fixos mais reduzidos.

É importante entender o que é um Business Center para determinar o que este tipo de solução pode fazer pelo seu negócio. Seja para que a sua startup possa ter a flexibilidade de que necessita, para que a sua empresa, que já se encontra bem estabelecida no mercado, possa ver aumentada a sua credibilidade junto dos seus clientes ou fornecedores, ou ainda por um simples desejo em interagir com empreendedores que partilham o mesmo tipo de interesses, instalar-se num Business Center pode representar um passo muito vantajoso para a sua empresa.

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

  • Siga-nos nas redes sociais

    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    hello world!
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram