Remote Networking: o que é e como fazer?

Por: Pedro Ferreira - Outubro 6, 2021

Remote Networking: o que é e como fazer?

A situação pandémica actual, originada pela COVID-19, alia uma tendência crescente, ao mesmo tempo circunstancial, para o trabalho fora dos ambientes habituais, como por exemplo o escritório, abrindo novas perspectivas sobre os desafios de manter conexões viáveis, duradouras e eficazes entre profissionais. Mesmo em empresas ou escritórios com uma abordagem tradicional, há cada vez mais e maior necessidade por parte dos funcionários em fazer e manter conexões profissionais que permitam melhor proveito para as partes envolvidas. Com o advento das tecnologias de informação e de comunicação, particularmente das redes sociais, a forma como os contactos profissionais são adquiridos e mantidos sofreu uma revolução, dando origem ao remote networking.

O remote networking é uma forma de construir relações profissionais com pessoas do seu interesse por meio de canais virtuais, e é tão importante e valioso quanto qualquer conferência ou evento ao vivo em que possa participar. Esta forma de networking, contrariamente ao que se pode pensar, mais dinâmico e inclusivo, fornecendo aos profissionais um maior conjunto de conexões, removendo as restrições de tempo e espaço, trazidas normalmente pelas formas mais tradicionais de networking. Para além disso, é parte importante do desenvolvimento de carreira de qualquer profissional, ao permitir, de forma rápida e sistemática, encontrar clientes e parceiros em potencial, melhorar um conjunto de habilidades e actualizar-se com as últimas tendências do seu sector de intervenção.

Leia também: Produtividade em trabalho remoto: o (alto) desempenho veste casual...

7 formas de fazer remote networking

  1. Tenha Presença Online

Uma forte presença digital é importante. A presença digital oferece a si ou à sua marca uma plataforma ideal para se comunicar com os parceiros ou consumidores. Este aspecto, em particular, oferece a oportunidade de definir a narrativa sobre quem você é e de como se diferencia de outros profissionais. Mais do que isso, ter presença digital permite-lhe expandir sua presença para todos os pontos de contacto que as pessoas possam ter consigo online. Isso inclui também áreas das quais não se tem controle directo, como as conversas ou feedbacks sobre a sua marca ou prestação profissional nas redes sociais. O remote networking e a construção de uma forte presença online apresentam muitos paralelos. Embora por vezes o networking envolva participar num evento online e conhecer pessoas, a maior parte deste networking vem da participação em conversas ou fóruns online que lhe interessam, o que permitirá conhecer outras pessoas que estejam a participar igualmente nessas conversas.

  1. Abrace As Redes Sociais

As redes sociais desempenham um papel importante na criação de oportunidades de contactos, e na comunicação e criação de laços remotamente. Embora haja muitas plataformas de mídia social amplamente utilizadas, as duas mais recomendadas para interacções profissionais são o Twitter e o LinkedIn. Tanto a cultura das comunidades do Twitter como do LinkedIn é bastante aberta, o que significa que muitas pessoas estão dispostas a responder a perguntas, interagir com outras pessoas e, geralmente, partilhar conhecimento e recursos. Um dos segredos para usar as redes sociais é permanecer activo e, ainda mais importante, responder a outras pessoas. Quanto mais puder ajudar e contribuir como membro da comunidade, maior será a probabilidade de obter uma resposta se for você a postar ou a fazer uma pergunta. Evidentemente, usar redes sociais como ferramenta de networking requer um esforço considerável por parte do usuário, no entanto o seu alcance amplo e a sua eficácia são razões mais do que plausíveis para começar a construir um networking remoto por esta via.

  1. Participe Em Eventos Virtuais

Cada vez mais, webinares, fóruns, conferências ou simplesmente mesas redondas têm acontecido virtualmente um pouco por todo o mundo. Com a maioria desses eventos online, há inúmeras oportunidades para envolver-se com diferentes personalidades na sua área de interesse. Os eventos virtuais são uma oportuna forma de aprender com os líderes do seu sector e conectar-se com profissionais com interesses semelhantes. Participar activamente desses eventos é ainda melhor, uma vez que os mesmos permitem uma exposição maior ao público que realmente lhe interessa, o que abre uma oportunidade de conectar-se virtualmente com líderes e participantes seja por e-mail ou outras redes sociais profissionais. Uma dica é sempre iniciar com uma nota introdutória a explicar quem você é e por que gostaria de comunicar-se com esses profissionais.

  1. Valorize Os Seus Contactos

Embora o networking possa significar a necessidade de ampliação da sua rede de contactos e conhecer novas pessoas, é importante não se esquecer da sua rede existente. Um outro aspecto importante é identificar as pessoas que contam e as possibilidades que têm dentro do assunto ou interesse que busca. Procure manter-se relevante e fomentar os relacionamentos já estabelecidos e, ao fazê-lo, encontrar-se-á numa posição que oferece ganhos ao mesmo tempo que ganha das pessoas com quem se queira associar.

  1. Torne Mais Fácil Ajudá-Lo

O networking exige uma comunicação constante e muito bem cuidada; o que pressupõe conhecer o outro ou pelo menos colocar-se no seu lugar. Caso necessite de alguma ajuda, conselho ou algum favor, é necessário ter em mente que a maioria das pessoas que compõe a sua rede virtual tem vida e obrigações próprias e provavelmente estão ocupadas. Não peça demais, ao invés disso, seja sensato e torne mais fácil para as pessoas ajudá-lo. Ao invés de colocar problemas, procure soluções e peça sugestões de qual delas é mais indicada para uma determinada situação.

  1. Delimite O Seu Espaço De Acção

Quando se trata de remote networking é altamente recomendado anotar alguns objectivos em termos de pessoas com quem gostaria de estar conectado e ou associado, assim como os temas ou interesses de aprendizagem aos quais gostaria de estar mais ligado. A partir daí, circunscreva o seu envolvimento nas redes sociais ou comunidades online de acordo com esses objectivos. Embora construir uma rede profissional remotamente seja um investimento significativo, os resultados podem surgir em forma de oportunidades de negócio ou trabalho, mentorias, parcerias, bem como oportunidades únicas de alavancar a carreira, que sem esse esforço poderiam não surgir, o que faz do networking remoto uma ferramenta absolutamente necessária.

  1. Tome Iniciativa

Ao seguir os passos acima mencionados e tomando em conta o facto de que o networking, seja de forma remota ou presencial, não é algo que possa ser feito de um dia para o outro, terá sempre um bom ponto de partida para construir relações fortes e duradouras que o podem levar às oportunidades que busca no futuro.

Leia também: Como trabalhar remotamente: o fiel da balança do novo paradigma laboral...

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

  • Siga-nos nas redes sociais

    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    hello world!
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram