E-Learning: o que é e quais são as suas vantagens

Por: Pedro Ferreira - Novembro 16, 2022

E-Learning: o que é e quais são as suas vantagens

Desde os cursos por correspondência, que implicavam o envio de materiais didácticos por correio, à aprendizagem digital baseada na internet, a educação à distância percorreu um longo caminho e atingiu o seu auge com o e-learning, que importa saber exatemente o que é e quais são as suas vantagens. Hoje, não se trata apenas de mais uma novidade, mas de um sector em pleno crescimento. O e-learning continua a ganhar espaço, sobretudo, nas empresas, onde foi adoptado como um recurso importante para a capacitação ou treinamento de funcionários, bem como para agilizar os seus processos internos e potenciá-los.

Afinal, o que é o e-learning? De que exactamente se trata?

Quando no início dos anos 2000, a distribuição de dispositivos móveis se começou a massificar na forma de smartphones e tablets, o seu uso também evoluiu e não mais se destinou exclusivamente a fazer chamadas, mas o seu alcance e funcionalidade ampliaram-se e permitiram aos utilizadores fazer uma série de actividades que até então eram impensáveis num só dispositivo, como assistirem a vídeos, lerem livros, ouvirem música e jogarem os seus jogos favoritos. Do mesmo modo, graças à melhoria da conectividade e da expansão da internet, esses dispositivos móveis passaram a constituir uma ferramenta de aprendizagem, tornando-se grandes aliados da educação à distância, tanto para negócios como para qualquer outro tipo de aprendizagem.

Hoje, o termo e-learning refere-se á formação ou aprendizagem em qualquer dispositivo digital. Assistir a um vídeo instrutivo, ler sobre um tema do seu interesse num artigo informativo ou ampliar os seus conhecimentos através de áudios ou de jogos na internet é o que comumente se diz que é o e-learning. A conveniência desta forma de aprendizagem resume-se ao facto de poder estar disponível a qualquer momento, através do seu dispositivo móvel, e no horário que for mais confortável para si, o que lhe garante maior flexibilidade. Esta conveniência é uma das principais razões pelas quais o e-learning é bastante apreciado. Outra razão prende-se com a capacidade de personalizar a experiência de aprendizagem com outras inovações, como a realidade aumentada ou realidade virtual (VR), acrescentando novos estímulos através da tecnologia.

Um facto não menos importante é a observação de como o e-learning se transformou, de um processo aliado à educação formal para algo mais democratizado e mais presente no dia-a-dia. Na verdade, recorre-se ao e-learning diariamente para aprender acerca de qualquer tema. As consultas no Google, os artigos que se lêem, os vídeos no Youtube, os podcasts e alguns jogos que servem para estimular o cérebro fazem parte do que hoje se chama de e-learning.

Várias empresas, desde pequenas startups a grandes corporações, também recorrem ao e-learning como forma de ajudar os seus funcionários a entender e a melhorar os seus procedimentos internos.

As vantagens do E-Learning para as empresas

O e-learning agrega uma série de vantagens para as empresas, que podem ser resumidas nos seguintes aspectos:

Custos reduzidos

Com o e-learning, as empresas não precisam de gastar uma fortuna em organização de seminários ou a cobrir despesas de viagens para capacitações ou formações especializadas. Basta simplesmente desenvolver um curso online e partilhá-lo com os funcionários.

Cobertura estendida

O ensino à distância não conhece fronteiras. Pode-se capacitar vários funcionários em diferentes locais ao redor do mundo, de maneira uniforme. Os funcionários não precisam perder tempo em deslocações para aulas presenciais. Tudo o que eles precisam é de um dispositivo digital e acesso à internet. Este é o ponto mais definidor daquilo que é o E-learning na sua essência, como recurso distintivo.

Uma base de conhecimento única

Todo o material educacional é armazenado num único lugar ou servidor. Os funcionários podem fazer o login no momento mais conveniente, a partir de qualquer dispositivo, e encontrar o curso que precisam.

Desenvolvimento mais rápido dos funcionários

A aprendizagem tradicional pode ser demorada, uma vez que depende da programação e disponibilidade dos formadores da empresa. O e-learning está disponível de forma permanente, permitindo que os funcionários estudem quando quiserem e em qualquer lugar.

As empresas recorrem preferencialmente a este formato de aprendizagem e formação nos seguintes casos

Uma das principais razões pela qual as empresas implementam o e-learning é para formação dos seus funcionários. As formações online são mais eficazes na capacitação de funcionários porque fornecem uma solução de treinamento contínuo e fácil de usar, para além do facto de que, ao se tornarem digitais, consegue-se reduzir muitos custos, ganhar tempo e aumentar a eficiência da formação.

Outra utilização do e-learning em ambiente empresarial é o treinamento de conformidade ou treinamento em compliance. Esta formação tem como objectivo informar os novos colaboradores sobre as políticas e práticas da empresa, tais como as relativas à segurança e aos comportamentos a adoptar em determinadas situações. O treinamento de conformidade é muito mais fácil de fornecer através do e-learning, especialmente se a empresa precisar de fazer alterações imediatas nas suas políticas.

A necessidade de desenvolvimento de clientes e parceiros também é um dos motivos pelos quais se pode recorrer ao e-learning. Através dos cursos online é possível treinar os seus parceiros e clientes sobre o seu negócio, os seus produtos e os seus serviços. As pessoas gostam de inovação, mas também desconfiam do que não conhecem e recorrer a palestras e apresentações para explicar como um certo serviço funciona, destacando os seus pontos fortes, pode tranquilizar os clientes e permitir que o serviço seja adoptado mais rapidamente.

O mesmo cenário se aplica na promoção de algum produto. Uma vez que as marcas têm sempre alguma novidade para apresentar, o e-learning pode ser usado para treinar as equipas de vendas acerca das novidades e ajudar os novos funcionários a se familiarizarem mais rapidamente com os produtos, capacitando-os melhor para a fase de vendas.

Tipos de conteúdos de e-learning

Uma das grandes questões a ser respondida é como, exactamente, as empresas atingem os seus objectivos com o e-learning. Um curso online de qualidade é mais do que apenas uma sequência de slides. O conteúdo a apresentar deve ser chamativo, informativo e interactivo. A eficácia de um curso de e-learning depende do seu conteúdo e da forma como este é exposto. Quanto mais relevante, interessante e interativo for o curso, mais a sua eficácia será aumentada. Existem vários tipos de conteúdo e caminhos para escolher, desde simples cursos online, a webinares, quizs, video-aulas, realidade aumentada, artigos de e-books, simulações, podcasts, entre outros.

Conclusão

A aprendizagem digital no presente contexto está a revelar-se cada vez mais eficaz, comparativamente com a educação tradicional e pode vir a tornar-se, seguramente, um novo padrão na educação. No entanto, em alguns casos, a aprendizagem digital ainda não é capaz de substituir o ensino tradicional. Isso significa que é importante considerar o ensino e aprendizagem híbrida e com contacto humano quando a necessidade assim o justifique ou onde se verifique dificuldades na aplicação do ensino à distância baseado na tecnologia. Actualmente, o que é o e-learning senão uma alternativa mais prática e repleta de vantagens em muitos casos, como nas formações de profissionais e com o desenvolvimento de novas tecnologias, com toda a certeza, continuará a ganhar mais força e amplitude de aplicações.

A CoWork Lab, através do seu programa “Djampa – Incubadora e aceleradora de micro, pequenas e médias empresas”, disponibiliza uma plataforma de e-learning, onde empreendedores podem aprender mais acerca de temas relevantes para a gestão de negócios de forma gratuita. Sabe mais em: Coworklab.net/djampa/

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email

Artigos relacionados

Siga-nos nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
hello world!
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram