Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como se candidatar a um emprego: 7 dicas

Procurar trabalho não é, nem nunca foi, uma tarefa fácil, daí a importância de saber como se candidatar a um emprego nos dias que correm. Quando se pretende entrar no mercado de trabalho ou se procura um mudança profissional, é imperativo perceber a forma correta de fazê-lo, quais as melhores estratégias e ferramentas mais eficazes para se ser bem sucedido. Hoje em dia, para quem não procura emprego há algum tempo, pode ser surpreendente descobrir que o processo é bem diferente do que costumava ser há alguns de anos. Os anúncios de vagas em jornais foram, na sua grande maioria, substituídos por aplicativos ou ofertas online, e é mais provável que sistemas automatizados ou a inteligência artificial façam a triagem inicial de um currículo muito antes do contratante ou de um técnico em recursos humanos.

No nosso meio empresarial moçambicano, sobretudo no sector público, ainda persistem os métodos tradicionais de candidatura, entretanto a internet, através de aplicativos e sites especializados, bem como de redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, dominam as formas pelas quais os candidatos podem aceder a oportunidades de emprego no restante mercado.

Então, como se candidatar a um emprego?

Todo o processo de candidatura obedece a algumas etapas, que o candidato deve conhecer muito bem para que obtenha sucesso. Quem se vai candidatar a um emprego precisa de entender que a primeira tarefa a ser feita é fazer uma pesquisa sobre as oportunidades de emprego existentes ao seu redor. Diariamente são publicadas dezenas a centenas de vagas e oportunidades de emprego, daí que é necessário que os candidatos, tendo em conta a sua área de formação e habilidades técnico-profissionais, pesquisem em todos os meios disponíveis por essas vagas. É também fundamental melhorar a apresentação pessoal, desde a organização do curriculum vitae, à forma de se vestir, de se comunicar, bem como apostar em manter uma imagem profissional e positiva.

Se há algum tempo, como vimos, os anúncios em jornais eram a principal fonte de oportunidades de empregos, e os currículos eram apresentados em papel e entregues por correio ou pessoalmente; hoje, enviar currículos por e-mail ou preencher formulários online tornou-se a norma. Igualmente, há muito tempo, as entrevistas de emprego eram bastante previsíveis e não havia tanta disponibilidade de consultoria e aconselhamento para candidatos a emprego. No entanto, tudo isso mudou, a concorrência é maior e osalto tecnológico é evidente. Torna-se necessário ao candidato alargar cada vez mais os seus contactos para expandir as chances de obter o emprego, desenvolver vários currículos com base em diferentes cargos que está a procurar e concentrar-se apenas nas habilidades e conquistas mais relevantes para esse efeito.

É importante também buscar aconselhamento de quem sabe para poder direcioná-lo. Abaixo seguem algumas dicas práticas que o podem ajudar nesse processo de candidatara a um emprego:

Tome iniciativa e seja ousado

Candidatar-se a um emprego é muito mais do que simplesmente enviar um curriculum ou uma biografia. Actualmente, uma das maneiras mais poderosas e eficazes de se candidatar a um emprego é detectar um problema que está a ser enfrentado por uma empresa e propor uma solução para o mesmo. Esta atitude impressiona os empregadores, pois poucos candidatos têm uma atitude pró-activa. As empresas estão à procura de profissionais focados na busca de soluções aos problemas que elas enfrentam.

Pesquise as empresas certas para si

Mais do que fazer uma busca pelo emprego que gosta, pesquise a empresa na qual gostaria de trabalhar. Um bom ponto de partida é aceder ao histórico da empresa na internet e realizar uma consulta sobre o nome da empresa para procurar notícias, eventos actuais ou comentários sobre a empresa. Outra dica é conectar-se com pessoas que trabalham nas empresas para as quais está a candidatar-se. Ao fazer networking com essas pessoas terá uma ideia melhor da cultura geral da empresa.

Desenvolva o seu networking

Como já mencionado, no processo de candidatura a um emprego é também importante apostar num bom networking, ou seja, manter boas relações e buscar manter contacto com pessoas da mesma área de formação, assim como de outras pessoas do mundo profissional. O networking é tão poderoso que hoje em dia umas das coisas que mais contribuem para que as pessoas sejam contratadas nas empresas é ter uma referência, ou seja, alguém com algum crédito acadêmico ou profissional, que possa recomendar um candidato a uma determinada empresa.

Tenha o seu currículo actualizado

Ter sempre o seu CV pronto para a inscrição significa garantir que ele esteja optimizado de acordo com o trabalho para o qual se quer candidatar. Mantê-lo actualizado significa adicionar a sua educação, experiência e habilidades mais recentes. Depois de preparar o seu currículo, faça uma revisão para garantir que não existem erros e que estejam contidas todas as informações essenciais.

Peça a pessoas para serem suas referências

Muitos empregadores pedem que o candidato forneça referências profissionais que possam falar sobre o seu desempenho no trabalho. Escolha pessoas que trabalharam de perto consigo no passado, como um ex-supervisor ou colega de trabalho. Converse com as pessoas que deseja usar como referências para garantir que elas estejam de acordo com o fornecimento das suas informações ao empregador. Em seguida, confirme as informações de contacto para poder incluí-las na sua ficha de inscrição.

Garanta uma presença online impecável

Empregadores e recrutadores podem vasculhar as suas redes sociais à procura de informações referentes a si. Qualquer negatividade que eles vejam pode fazer com que eles o eliminem como candidato para o trabalho, por isso é importante apagar ou ocultar tudo o que não deseja que seja visto.

Acompanhamento da candidatura

As empresas contratantes podem precisar de tempo para rever e classificar os perfis recebidos e portanto é aconselhado que o candidato espere cerca de duas semanas antes de entrar em contacto para verificar a situação da sua candidatura. Isso faz com que o candidato demonstre uma postura profissional, caso contrário pode transmitir a ideia de insegurança ou impaciência.

Em jeito de fecho, há que enfatizar que é fundamental que o candidato concorra a uma área de trabalho que seja do seu domínio ou interesse, devendo sempre procurar reunir todas as condições necessárias para ser elegível a essas vagas, para no fim poder ser bem sucedido.

Comente