Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como atrair e reter talentos nas empresas: 7 dicas

No momento histórico que atravessamos, o conceito de trabalho não é o mesmo que costumava ser há duas ou três décadas. Desde a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, incluindo novos dispositivos e ferramentas, até a tendência crescente do trabalho remoto, a noção de trabalho adaptou-se de várias maneiras e assim também mudaram as necessidades e as expectativas dos trabalhadores ou dos candidatos ao trabalho. E, com um novo paradigma, também as empresas necessitam de promover ajustes, no sentido de atrair e reter talentos.

A geração nascida com o advento do novo milénio, marcada por este boom tecnológico, é o maior grupo que participa da força de trabalho. Neste contexto e perante candidatos cujas expectativas e motivações vão agora para além da questão da remuneração, as empresas devem trabalhar mais do que nunca na sua atractividade e na sua capacidade de reter talentos.

Ser capaz de atrair talentos significa que a empresa está sempre no bom caminho quando se trata dos resultados dos negócios, pois ajuda a manter uma vantagem competitiva no seu sector de actuação. Num ambiente de fluxo constante de informação e em que inúmeras oportunidades são geradas em minutos, os funcionários estão mais exigentes do que nunca e estão mais dispostos a partir para quem melhores condições oferece e a procurar novas experiências profissionais. Ao mesmo tempo, reter esses talentos reduz os custos, uma vez que substituir um funcionário é sempre mais caro. Em caso de demissão de um funcionário estão perdidos o tempo e o dinheiro investidos no recrutamento, entrevista, integração e formação desse funcionário; sem contar que ele pode ir trabalhar para o seu concorrente directo, proporcionando-lhe assim uma vantagem concorrencial sobre a sua empresa. Outro factor, não menos importante quando se trata da atracção e retenção de talentos nas empresas, é ambiente de trabalho. É do máximo interesse de qualquer empresa conquistar os talentos com maior probabilidade de prosperar na cultura da sua organização. Numa situação em que os funcionários estejam constantemente a abandonar a empresa, pode ser um desafio, para quem fica, ter uma integração melhor nas equipas, e será um mau sinal para quem se queira candidatar para essa posição.

Mas mais do que isso, poder atrair os melhores funcionários melhora o desempenho e a produtividade da empresa; partindo da premissa de que quanto mais satisfeitos e comprometidos os funcionários estiverem, provavelmente melhor será o seu desempenho. É também do interesse de qualquer empresa conquistar os talentos com maior probabilidade de prosperar na cultura da sua organização.

Mas como atrair e reter esses talentos?

A estratégia de atracção e retenção de talentos é cada vez mais um ponto vital dentro das empresas. Isso porque ela tem relação directa com o desenvolvimento de profissionais solidamente competentes dentro do negócio. Reter talentos significa a capacidade que uma organização tem de manter os seus funcionários, isto é, quando os funcionários optam por permanecer na empresa actual, em vez de procurar oportunidades noutros lugares.

Para compreender melhor este processo, seleccionamos abaixo algumas dicas que podem ser úteis aos empreendedores, administradores ou gestores de recursos humanos.

Encontre os candidatos adequados ao perfil da empresa

A busca pela retenção de talentos começa com o recrutamento dos funcionários que melhor se adequam ao perfil da sua organização. Ao contratar novos funcionários, seleccione indivíduos que correspondam à cultura da empresa e que demonstrem o desejo de permanecer por um longo período. Verifique o currículo dos candidatos para ver quanto tempo eles trabalharam com os empregadores anteriores e, se possível, tire ilações acerca disso. Não escolha os novos colaboradores apenas com base nas suas habilidades técnicas, é importante lembrar que elas podem ser aprimoradas, já as habilidades comportamentais são mais difíceis de serem moldadas.

Recompense o bom resultado

Oferecer prémios ou bónus é sempre bom, mas o reconhecimento de um trabalho bem feito ajuda muito a criar boa vontade e lealdade. Para reter talentos, os funcionários devem sentir-se apreciados, respeitados e valorizados. Procure sempre acompanhar os seus projectos e o estágio em que se encontram, para além de procurar saber acerca da progressão dos seus resultados. Os funcionários precisam de sentir que as suas contribuições para o negócio são importantes. Mas o feedback e o elogio devem ser sinceros; os melhores talentos são inteligentes o suficiente para saber a diferença entre uma apreciação sincera e uma falsa impressão.

Aposte na flexibilidade

Permitir que os funcionários trabalhem em horários flexíveis confere-lhes mobilidade. Algumas maneiras de fazer isso incluem permitir o trabalho remoto e permitir que os funcionários seleccionem as suas horas de trabalho designadas. Horários de trabalho flexíveis permitem que os indivíduos tenham um equilíbrio ideal entre a vida pessoal e a profissional, levando a um maior bem-estar e à melhoria do estilo de vida.

Promova mais abertura na empresa

Permitir um ambiente onde os funcionários retenham alguma participação nas decisões da empresa incentiva os membros da equipa a permanecer na organização, porque eles sentem-se como um elemento importante dentro da empresa e isso transmite-lhes um sentimento de segurança no trabalho, e é uma abordagem eficiente quando se pretende reter talentos. Obtenha a opinião deles sobre regras ou mudanças que talvez precisem ser feitas e esteja aberto para ouvir novas ideias ou sugestões para a resolução de problemas. Esteja disponível e aberto quando o seu funcionário pedir a sua orientação. Mantenha os seus principais talentos informados sobre o que está a acontecer com a empresa, se houver problemas ou contratempos, estem também devem ser comunicados.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional

Tomando em conta que uma das grandes expectativas pelas quais os funcionários permanecem numa organização é a possibilidade de crescimento, considere a possibilidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional. Informe os seus funcionários de que há espaço para progressão na empresa e deixe-os saber quais as oportunidades que estão disponíveis para eles crescerem. A criação de oportunidades de aprendizagem pode ajudar os funcionários a se manterem actualizados no sector e pode ser uma maneira de ajudar a nutrir a lealdade dos funcionários.

Ofereça oportunidades para recém-formados

Aposte na criação de programas que estimulem o talento estudantil e atraia a população mais jovem. Algumas empresas locais e empresas multinacionais oferecem bolsas de estudo de longo prazo ou oportunidades de orientação para ajudar esse grupo de funcionários a aprimorar suas habilidades. Outras oferecem programas de formação periódicos, que lhes permite captar e acompanhar talentos com melhores resultados em várias áreas do seu interesse. A simples oportunidade de permitir que alunos ou recém-graduados façam um tour pela empresa, permite que eles se interessem pelo trabalho que faz e por aquilo que irão observar e, naturalmente, se queiram juntar à equipa.

Comunique de forma clara

A comunicação pode ser decisiva na retenção de talentos. Uma comunicação aberta ajuda os funcionários a sentirem-se conectados à organização por meio da compreensão dos objectivos e da visão da empresa. Deixe claro as expectativas e os objetivos da empresa. Certifique-se de que tem descrições de cargos para que os funcionários saibam o que é exigido deles. Se houver mudanças que precisam ser feitas, devem ser comunicadas directa e claramente, permitindo que os funcionários dominem os mecanismos que permitem que os bons resultados aconteçam.

Trabalhar em alguma organização na qual não se concorda com as suas políticas ou atitudes internas é altamente danoso para a saúde mental dos funcionários. O alinhamento dos valores e expectativas é importante para que o profissional faça o seu trabalho com convicção de que está a fazer algo no qual ele acredita e que beneficie a si e a empresa.

Os funcionários tendem a permanecer em organizações onde se sentem apreciados e recompensados pelo seu desempenho, assim como onde se sentem mais vinculados ao ambiente ou onde sentem que têm mais potencial de crescimento na carreira e ascensão para novas posições. É importante, igualmente, sentirem que trabalham para o propósito ao qual se predispuseram a trabalhar e que se sentem felizes ou realizados nessa missão.

Comente